Você possui o sonho de produzir um filme animado? Preparamos um conteúdo para te auxiliar a entender como todo o processo de criação funciona, técnicas que utilizamos e quais são os maiores desafios para um estúdio de animação no mercado brasileiro. 

Agora vamos direto ao ponto, confira o passo a passo para a criação de uma animação de sucesso.

 

 

1.Pré-produção

Como tudo na vida, o primeiro passo para uma animação de sucesso é o planejamento ou como chamamos aqui no estúdio a reunião estratégica. Nessa etapa é preciso ter:

–  Argumento: que tipo de história será contada, quais os elementos principais, técnicas utilizadas e o objetivo do projeto. Também conhecido como: briefing

– Planejamento do cronograma macro do projeto, com divisão de tarefas e tempo de execução. 

– Roteiro: um texto criado com base no argumento, precisa conter a descrição de cada ação, diálogos, elementos visuais e sonoros divididos em cenas. 

Storyboard: nessa etapa será colocado no “papel” tudo o que está no roteiro, os desdobramentos das cenas em planos ou enquadramentos. Também será incluído as poses principais das ações dos personagens e planejamento dos movimento de câmera.

– Gravação de vozes guias para um teste inicial se o tempo do roteiro está dentro do formato do projeto. Uma vez aprovado o roteiro final, fazemos um casting de atores para a gravação de vozes finais em estúdio.

Animatic: protótipos do filme animado baseado no storyboard com tempo das cenas, detalhamento das poses de animação, falas finais e simulação dos movimentos de câmera. 

– Criação de “concepts arts” dos personagens, cenários e adereços. Tudo precisa ser testado anteriormente para ser visualizado a paleta de cor que será utilizada, se os personagens vão encaixar bem com o cenário e identificar peculiaridades na produção das artes.

– Decupagem do projeto para a readequação do elementos dentro do cronograma macro, assim partindo para um cronograma detalhado de produção.

 Essas são as missões dentro da primeira etapa, com um planejamento bem feito as outras etapas serão, sem sombra de dúvidas, muito mais fácil. Para que sua animação seja um sucesso, não pule etapas, afinal, elas existem por algum motivo. 

 

2.Produção

O processo de produção dependerá da técnica escolhida para realizar a animação, as técnicas se enquadram basicamente em 3 áreas diferentes: animação 2D (animação clássica ou digital em dois planos), animação 3D ou computação gráfica (digital em 3 planos) e stop motion (animação com objetos reais). Cada técnica é muito única e precisa ser explicada com mais detalhes. Por isso, para o exemplo do processo de animação de hoje, iremos abordar apenas as etapas da animação 3D

–  Modelagem 3D dos personagens, adereços e cenários, respeitando a escala e especificações técnicas, texturas e cores planejadas nos concepts iniciais.

Rig dos Personagens: Os personagens 3D precisam ter comandos específicos que seguem uma lógica de “ossos” internos com hierarquia específicos para que o animador consiga fazer o personagem se mover da forma que foi planejado no Animatic.

Set Dressing: uma vez concluído toda a produção dos objetos, personagens e cenários, vamos para a montagem dos cenários de acordo com o storyboard e setagem de luzes.  

Animação: agora é a vez do animador! Que será responsável por dar a vida aos personagens e elementos.

Existem diversos softwares que podem ser utilizados. Aqui em nosso estúdio de animação, Animaking, utilizamos um software próprio chamado Animaction. O nosso software permite realizar animações de qualidade e com renderização em tempo real. 

3.Pós-Produção

Agora chegou o momento de finalizar, ajustando as cores, sonorizando e arrumando os detalhes para o render final que vai para as mãos do cliente. 

Essas são as etapas necessários para uma animação de qualidade e consequentemente de sucesso. Aqui na Animaking, temos alguns cases de sucesso como longas, curtas, séries e publicidades. Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho confira em nosso site

Você sonha trabalhar em um estúdio de animação? Envie seu currículo e portfólio para nosso banco de talentos clicando aqui