A modelagem 3D é o processo de criar um objeto com 3 dimensões. Ela permite a construção de personagens mais sofisticados, cenários com muitos detalhes e mais próximo da realidade. O processo é muito mais do que saber utilizar o software, você precisa saber como planejar, ilustrar e precisa ser criativo.

Antes de começar qualquer tipo de criação é importante ter um planejamento sobre como será aplicação do projeto, a complexidade dele e quais serão os estilos utilizados. 

Concepção dos elementos

Nesta primeira etapa, você deverá definir o estilo da imagem que será criada e a aplicação dela, se ela será estática ou animada. Depois de definir o visual da figura, desenhe os ângulos principais para ajudar na modelagem, frente, lado e trás. Caso a sua figura seja um personagem, é interessante desenhar algumas poses que o personagem precisa executar. Não esqueça das referências e descrições, toda essa pesquisa e estudo será de extrema importância para as próximas etapas do seu projeto. Aqui é criado o Concept Art.

Modelagem

Agora chegou o momento de começar a trabalhar em cima de todo o planejamento feito. Você pode escolher o software que você sente mais confiança, além de programas como o Zbrush. Seguindo os desenhos do Model Sheet, as referências e as descrições da figura. Muitas vezes, a modelagem precisa ser criativa para alcançar o resultado esperado do desenho livre. Volumes e perspectivas podem ser desafiadores na hora de traduzir desenhos 2D para o modelo 3D. Coloque a sua criatividade para jogo!

Renderização

Considerando um objeto estático, vamos direto para a preparação dos materiais para a renderização da figura. Seguindo as descrições de estilo e aparência da etapa de conceito, você vai criar a cena completa como todos os efeitos de luz, sombra e aspectos materiais necessários.

Pós-produção

Por fim, chegou o momento de dar aquele toque final no seu render. Caso você produziu apenas uma imagem estática da sua figura, programas como o Photoshop pode ser o ideal para realizar um tratamento de cor e efeitos na sua arte. agora se você produziu um vídeo, dê preferência para programas como o After Effects para o toque final do seu vídeo!

Esse é um resumo das etapas da modelagem, se você ficar por dentro de mais artigos sobre o assunto é só ficar de olho em nosso blog

Modelagem 3D para filmes de animação e publicidade

Os filmes de animação evoluíram muito nos últimos anos graças às novas tecnologias. Hoje, com a ajuda da Computação Gráfica 3D é possível criar personagens, cenários e objetos super realistas, que chegam a fazer com que o público perca a noção do que é real e do que é animado. Podemos dizer que o mundo da animação é incrível e sempre surgem novas técnicas para deixar o trabalho dos estúdios ainda mais impressionante. Aqui no estúdio Animaking, temos alguns projetos que utilizamos a modelagem 3D e nos orgulhamos muito! Confira:

Tantam: uma websérie de animação que lançamos no nosso canal do Youtube – Animaflix. A série retrata aventura de uma uma criança na pré-história, Tantam, e seu amigo de estimação, um tigre dente de sabre, Smilo.

 

Liga dos Mascotes: uma websérie de animação que lançamos no canal Liga dos Mascotes no Youtube. A série Liga dos Mascotes tem o objetivo de estimular uma nova geração de torcedores, através de gags protagonizadas pelos mascotes dos principais times do futebol brasileiro.

 

Trailer “Heavy Metal Machines”: Trailer do jogo que fizemos para Hoplon. Heavy Metal Machines é um MOBA de batalha de carros que une gameplay único, em um mundo pós-apocalíptico de Heavy Metal.

Minhocas: longa metragem de animação em Stop Motion, utilizamos a técnica de modelagem 3D para a reprodução de fonemas dos bonecos em Stop Motion, que depois eram prototipados na impressora 3D. O longa conta a história de um garoto minhoca, chamado Júnior, que vive uma aventura com seus novos amigos Nico e Linda e precisa voltar para casa. Porém, antes, ele precisa impedir os planos de dominação de um terrível tatu-bola.

Natal sorte Koerich: campanha publicitária de Natal, produzida para as organizações Koerich. A campanha foi um meio de reformulação e evolução do personagem símbolo das lojas Koerich, Kerito.

Esses são alguns trabalhos que realizamos e temos o orgulho de apresentar para vocês. Vocês podem conhecer mais sobre o nosso trabalho acessando o nosso site